Projeto Raízes

Atividade nº1: Construção de um filme 3D sobre a história do concelho de Barrancos.
Esta atividade propõe a realização de ateliers de expressão dramática, em colaboração com os professores do AEB, envolvendo várias franjas da população, com o objetivo de produzir uma série de sketches contando a história do concelho (desde a sua origem até à atualidade) e episódios importantes, que marcaram o concelho ao longo do tempo, que possam ser transformados num vídeo 3D promocional da região, em Barranquenho/Português/Espanhol, a ser apresentado ao turista que visita a Vila, em local e sessão apropriados (P. Turismo, Museu, futuro Centro Interpretativo do Barranquenho).
Atividade nº2: Construção de maquete interativa da Vila de Barrancos.
Ateliers de expressão plástica, dirigidos a crianças e jovens, para construção de uma maquete da Vila, de preferência com materiais reciclados, com indicação dos principais pontos de visita, que possa ser aplicada a uma mesa interativa, num ponto estratégico da vila, como o Posto de Turismo, com o qual o visitante possa interagir.
Atividade nº3: Oficinas de arte pública para crianças e jovens
Criar oficinas de trabalhos manuais, para crianças e jovens, visando a construção de esculturas de arte pública, representativas de atividades tradicionais locais e de personalidades do concelho. Por exemplo: mulher a retalhar azeitona, a produzir enchidos; lavadeira com o "batidero"; mulher com o cântaro à cabeça; aguador com o burro e as aguadeiras; contrabandista com a mochila do café; porco a comer bolota. A intenção é que estas esculturas sejam depois colocadas em vários pontos da vila e possam ser apreciadas pelos visitantes, possibilitando a criação de um circuito de visita.
Atividade nº4: Oficinas de artes e ofícios para adultos
Oficinas para adultos, visando incentivar projetos de empreendedorismo, autossustentáveis, na área das artes e ofícios tradicionais e a criação de uma marca de produção local. O objetivo é capacitar pessoas que integrem programas sociais da Câmara Municipal, para desempregados, aprendendo a elaborar novos produtos turísticos, com base no património local, através do artesanato: pintura cerâmica e trabalhos em pirogravura, reproduzindo o património arquitetónico da Vila, ou atividades tradicionais; construção de objetos típicos, como a zambomba e peças em xisto (como relógios de parede).
Atividade nº5: Mural representativo da história do concelho
Ateliers de desenho e pintura, dirigido a crianças e jovens, com o objetivo de criar um mural que registe as datas importantes da história do concelho, ilustradas com pequenos desenhos alusivos a cada uma delas, num local de visita da Vila, de forma a estar acessível ao visitante.
Atividade nº6: Reprodução e exposição pública das canções de "Quintos"
Os Quintos eram uma festa tradicional realizada pelos rapazes na altura da inspeção militar para irem à tropa, altura em que cantavam pelas ruas, canções típicas (em espanhol), dirigidas às mães, às namoradas, às raparigas da vila e sobre a vida militar. O que se pretende é, através de ateliers de desenho e pintura, reproduzir algumas das letras mais significativas das "canções de Quintos", em material durável e construir uma sinalética explicativa, para serem colocadas em locais específicos da vila (ruas com escadarias), criando mais pontos turísticos na Vila, difusores da cultura local.
Atividade nº7: Reativar danças e cantares tradicionais
Sessões intergeracionais de dança, cante e música, com vista a reativar tradições, como as estudiantinas (danças carnavalescas tradicionais locais, as marchas dos santos populares, as canções tradicionais de Natal e o toque da zambomba (instrumento tradicional de Natal). Esta atividade permitirá dar continuidade à passagem de testemunho às gerações futuras dos costumes locais e manter vivas estas manifestações, contribuindo para a coesão do concelho. O apoio financeiro pretendido para esta atividade é para os materiais e vestuário, que poderão ser feitos com ajuda de grupos de reformados.
Atividade nº8. Criação de uma escola de cante alentejano / um grupo de "zambombas"
Criação de uma escola de cante alentejano e de um grupo de zambombas. Dinamizar oficinas de cante, com o objetivo de promover o cante alentejano junto das crianças e jovens, no intuito de formar um grupo infanto-juvenil (que poderá agregar, simultaneamente, um grupo de zambombas), que dê continuidade ao cante no concelho e possa continuar ativo e de forma autónoma, no fim do projeto. Poderão participar adultos sempre que manifestarem interesse.
Atividade nº9: Sessões de orientação empresarial
Estas sessões serão dirigidas aos destinatários adultos e desempregados do projeto, com o objetivo de trabalhar, junto deste público-alvo, a promoção da empregabilidade e o empreendedorismo, esclarecer os potenciais empreendedores, sobre programas, financiamentos e outras informações, de forma a favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias de negócio e projetos empresariais, individuais ou em grupo. Também se pretende apoio no reconhecimento, validação de competências e certificação necessária, junto das entidades competentes, na área do artesanato.